Filmes e Documentários PDF  | Imprimir |  E-mail

À Margem do Lixo
Gênero: Documentário
Ano de Lançamento: 2008
Sinopse: O documentário acompanha a rotina dos catadores de papel e materiais recicláveis na cidade de São Paulo. Transitando pela cidade, o filme mostra a articulação política da categoria, especialmente em torno do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), e a importância deles na preservação do meio ambiente.
Trailer

Boca no Lixo
Gênero: Documentário
Ano de Lançamento: 2007
Sinopse: Um recorte sobre a questão do lixo na visão daqueles que trabalham diretamente com este subproduto da humanidade. Varredores de rua e coletores de lixo domiciliar abrem suas bocas para falar sobre o trabalho de limpeza urbana que executam e sobre a problemática do lixo, na qual estão diretamente inseridos.
Assista!

Corumbiara
Gênero: Documentário
Ano de Lançamento: 2009
Sinopse: Leiloada durante o governo militar, a gleba Corumbiara, no sul de Rondônia, é o cenário, em 1985, de um massacre de índios isolados. Apesar dos visíveis sinais da tentativa de apagar as evidências de sua existência, filmadas pelo documentarista Vincent Carelli, e das denúncias do indigenista da FUNAI Marcelo Santos, o caso é esquecido. Dez anos depois, o encontro de dois índios desconhecidos numa fazenda oferece a primeira oportunidade a Santos e Carelli de retomar o fio desta história, que registra muitas lacunas, mas revela aos poucos os inequívocos sinais da continuidade dos crimes contra os povos indígenas, num processo de selvagem apropriação da terra na Amazônia.
Assista!

Garapa
Gênero: Documentário
Ano de Lançamento: 2009
Sinopse: O filme trata da questão da fome no Brasil, partindo do ponto de vista das suas vítimas, na tentativa de conscientizar a sociedade brasileira a respeito do problema.
Trailer

Ilha das Flores
Gênero: Documentário
Ano de Lançamento: 1989
Sinopse: Considerado um dos melhores documentários em curta-metragem do cinema brasileiro, o filme fala sobre a pobreza do povo brasileiro de forma única e irônica, através da Ilha das Flores, que serve como depósito de comida que a classe média não consome e banquete para os necessitados.
Assista!

Lixo Estraordinário
Gênero: Documentário
Ano de Lançamento: 2009
Sinopse: Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.
Trailer

Lotado
Gênero: Documentário
Ano de Lançamento: 2004
Sinopse: O problema da superlotação nas penitenciárias do Rio de Janeiro, através de depoimentos de um ex-presidiário, dois ex-diretores do DESIPE, um agente penitenciário, um jornalista policial e mulheres de presos.
Assista!

O Esquecimento
Gênero: Documentário
Ano de Lançamento: 2008
Sinopse: Personagens comuns das ruas, escolas, bares e hospitais de Lima, Peru, evocam a miséria e a poesia que persistem lado a lado depois de séculos de negligência e má administração de um país que só costuma frequentar as manchetes mundiais em caso de catástrofes - como terremotos ou a descoberta de covas coletivas, na esteira da guerra suja entre sucessivos governos e a guerrilha do Sendero Luminoso. A diretora Heddy Honigmann procura levantar o véu que encobre uma realidade que passa do sublime ao grotesco sem escalas, expondo a luta incansável de um povo contra o esquecimento.
Trailler

O Retorno
Gênero: Documentário
Ano de Lançamento: 2008
Sinopse: O documentário marca a volta à direção do veterano cineasta Rodolfo Nanni, que retoma o tema de um filme anterior (O Drama das Secas – 1958), feito há 50 anos, seguindo o mesmo itinerário, no agreste e sertão nordestinos, entre os Estados de Pernambuco e Alagoas. O diretor centra seu foco na situação dos pequenos lavradores nordestinos e encontra um Brasil modificado pela introdução do Bolsa Família - programa assistencial que é mencionado em diversos depoimentos ao longo do filme.
Trailer

Quanto vale ou é por quilo?
Gênero: Drama
Ano de Lançamento: 2005
Sinopse: Adaptação livre do diretor Sérgio Bianchi para o conto "Pai contra Mãe", de Machado de Assis, Quanto Vale ou É Por Quilo? desenha um painel de duas épocas aparentemente distintas, mas, no fundo, semelhantes na manutenção de uma perversa dinâmica sócio-econômica, embalada pela corrupção impune, pela violência e pelas enormes diferenças sociais. No século XVIII, época da escravidão explícita, os capitães do mato caçavam negros para vendê-los aos senhores de terra com um único objetivo: o lucro. Nos dias atuais, o chamado Terceiro Setor explora a miséria, preenchendo a ausência do Estado em atividades assistenciais, que na verdade também são fontes de muito lucro. Com humor afinado e um elenco poucas vezes reunido pelo cinema nacional, Quanto Vale ou É Por Quilo? mostra que o tempo passa e nada muda. O Brasil é um país em permanente crise de valores.
Trailer

Quem se importa
Gênero: Documentário
Ano de Lançamento: 2012
Sinopse: É um documentário longa metragem sobre empreendedores sociais no Brasil e ao redor do mundo. Pessoas brilhantes, que criaram, cada qual, uma organização inovadora capaz de não só mudar a sociedade ao seu redor, mas também causar impacto social suficiente para que estas idéias possam virar políticas públicas aplicadas em várias partes do mundo. Um filme que, através de cada um de seus personagens, vasculha o mundo atrás de pessoas magníficas que oferecem simples soluções para as mais graves questões que nos afetam profundamente.
O filme conta com grandes nomes internacionais do Empreendedorismo Social como Muhammad Yunus (Nobel Paz 2006), Bill Drayton, Mary Gordon, entre outros.

Trailer

Rio de Janeiro Cooperativo
Gênero: Documentário
Ano de Lançamento: 2008
Sinopse: O Rio de Janeiro é uma cidade de contrastes, riqueza e pobreza convivendo lado a lado e em conflito. Exemplo ideal da região latino americana. A cidade cresce e se moderniza na medida em que exclui e aumenta a segregação sócio-espacial. Mas é justamente dessas áreas marginalizadas que novas e interessantes propostas estão surgindo. O documentário relata sobre o desenvolvimento das cooperativas de reciclagem. Organizações voluntárias de catadores, que a partir dos resíduos da sociedade de consumo, começam a desenvolver alternativas de renda e de participação democrática.
Assista!

Tudo é Relativo
Gênero: Documentário
Ano de Lançamento: 2008
Sinopse: A proposta da dinamarquesa Mikala Krogh é encontrar no documentário sua diferença e seu limite. O projeto da diretora é capturar a diversidade humana na perspectiva dos sentimentos considerados mais comuns, como amor, raiva, felicidade e devoção. Se, de um lado, tais emoções nos caracterizam como humanos, isso não impede que haja múltiplas formas de expressão dos afetos e dos sentimentos de acordo com diferenças étnicas e culturais. Ou seja, o que vemos em suas imagens é o perspectivismo que saberes como a antropologia foram pioneiros em demonstrar.
Trailer não encontrado.