Diretrizes PDF  | Imprimir |  E-mail

    A Moradia e Cidadania, com o propósito de potencializar suas ações sociais, definiu suas atividades em três campos distintos: ações estruturais prioritárias, outras ações estruturais (secundárias) e ações emergenciais.



1. Ações estruturantes prioritárias:

  • EDUCAÇÃO


Educação Alfabetização de Jovens e Adultos:

    Desenvolve no adulto e no idoso a habilidade de ler e escrever com fluência, capacitando-os para prosseguirem os estudos e concorrerem no mercado de trabalho, bem como integrá-los à sociedade com consciência crítica, transformando-a positivamente.


Inclusão Digital:

    Promove a iniciação de pessoas carentes no conhecimento da área de informática, habilitando-as para trabalhar como usuárias da Internet e das tecnologias de informação disponibilizadas ao mercado de trabalho.


Educação complementar:

    Proporciona às crianças e adolescentes de baixa renda atividades sócio-educacionais no horário inverso ao período da educação formal.

 

  • GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA


Qualificação profissionalizante:

    Capacita jovens e adultos por meio de diversos cursos profissionalizantes, oficinas e palestra ssobre empreendedorismo para a inserção no mercado de trabalho,  afim de gerar renda e promover melhores condições de vida digna às ffamílias.


Microcrédito:

    Concede empréstimo aos micro e pequenos empreendedores, com o intuito de gerar emprego/trabalho melhorando a qualidade de vida dos beneficiados.

Promoção de cooperativas - economia solidária:

    A Moradia e Cidadania estimula o cooperativismo, por meio de ações voltadas à economia solidária, associada a ações de consumo, comercialização, produção e serviços, a participação coletiva, autogestão, democracia, igualitarismo, cooperação e intercooperação, auto-sustentação, promoção do desenvolvimento humano, responsabilidade social e a preservação do equilíbrio dos ecossistemas, com diz André Euclides Mance, Redes de economia solidária e sustentabilidade,2002.


1.2 Outras Ações estruturantes


Ações de melhorias de moradias para famílias de baixa renda:

    Promove diversas ações de melhorias em casas destinadas à população de baixíssima renda. Utiliza tecnologias ambientalmente corretas na construção de casas e incentiva o regime de mutirão, com a participação das pessoas envolvidas, estimulando a criação e organização de associações comunitárias e cooperativas.


Restauração de Prédios históricos:

    O projeto de Rememorar, desenvolvido pela Moradia e Cidadania em parceria com a Caixa, visa a preservação do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural por meio da recuperação física e da restauração de imóveis em grau de degradação, tombados como patrimônio histórico e cultural da humanidade. Este projeto além de restaurar as fachadas, transforma em moradias populares a parte interior dos imóveis.


2. Ações Emergenciais

    Ações desenvolvidas em situações consideradas imprevisíveis, nas quais as demandas exigem iniciativas instantâneas. Considera-se também nesse segmento as campanhas do agasalho, do material escolar, livros, de combate à dengue e Natal sem Fome, entre outras.